Visão geral

Formar o pessoal de TI e utilizadores no uso do sistema e processos de CRVS Digital irá garantir a eficácia da utilização do sistema e diminuir os riscos de rejeição do negócio, e salvaguardar o uso indevido.

Passos:

1

Definir a abordagem de formação completando o Modelo de Abordagem à Formação, considerando:

  • Quem necessita de formação?
  • Que formação/temas é necessário cobrir?
  • Quanto tempo deverá durar a formação?
  • Quantas pessoas devem fazer parte de cada sessão de formação?
  • Qual o número de formadores necessário por sessão?
  • Como é que irá tirar o máximo partido dos participantes?
  • Onde irá ser a formação?
  • Como irá estruturar a formação?
  • Que cenários de formação são necessários?
  • Como é que irá avaliar os participantes diariamente / no final da formação?
  • Como é que continuamos a criar as competências das pessoas após a formação inicial?

Principais Dicas de Formação

  1. Definir objetivos de aprendizagem claros nos quais os participantes tenham competência, até ao final da sessão de formação.
  2. Usar recursos, exibindo a informação numa diversidade de formatos irá manter a atenção da sua audiência.
  3. Avaliação dos participantes: embora não precisem de ser intimidantes, os testes são necessários para confirmar a retenção dos conteúdos da aprendizagem pelos participantes. Utilize questionários e demonstrações dos mesmos para avaliar a aquisição de conhecimentos.
  4. Pôr em prática o conhecimento imediatamente: a solução deverá ser implantada até 2 semanas após a formação, de outro modo é menos provável que as pessoas retenham o que aprenderam.
  5. Formar o formador: ao colocar o Desenvolvedor e/ou técnicos de formação a praticarem os recursos no departamento de CRVS, irá desenvolver competências internas e criar uma rede de “Paladinos da Formação”, preparando adequadamente as atividades de formação para além do ciclo de vida do projeto de Digitalização.
  6. Formação Dirigida: certifique-se de que a formação atende às necessidades específicas dos participantes, adaptando-a à medida dessas necessidades e mude o tipo de Formador para dar essa formação conforme for adequado.
  7. Repetir!: a seguir à sessão de formação inicial é fundamental voltar a dar a formação sobre os recursos principais para reforçar e desenvolver as aprendizagens iniciais.
  8. Planeie para além da formação sobre a implantação: Planeie para além da formação sobre a implantação: Defina as abordagens de aprendizagem em curso e contínuas e certifique-se de que os materiais de formação em curso estão disponíveis para os utilizadores, ex, portal de aprendizagem online. Os novos utilizadores também deverão receber formação assim que iniciarem as suas funções.
2

Identificar a equipa necessária para implementar a abordagem de formação; integrar estes recursos na Equipa de Digitalização de CRVS e garantir que o escopo e objetivos do Projeto de Digitalização de CRVS sejam compreendidos.

3

Documentar um plano de formação de modo a refletir todas as sessões de formação necessárias e atualizar o Plano de Implementação para refletir as atividades de formação.